fbpx

Como transformar o seu ERP em vantagem competitiva

O mercado de ERP cresce a cada ano. Em 2018, o valor foi avaliado em $76.8 bilhões e está previsto para aumentar em 8.2% ao ano, totalizando $105.26 bi em 2022.

E sabe por que ? Porque os negócios estão cada vez mais competitivos e acirrados.

Sendo assim, a necessidade de trazer eficiência e transparência nas operações está crescendo de forma acelerada a cada dia que passa.

Nesse cenário, um software que lida muito bem com um volume grande de dados de diversos departamentos e gerencia o fluxo de comunicação por toda a organização , se torna um aliado essencial e pode ser um grande diferencial na hora de conquistar um mercado maior.

Nesse artigo você entenderá mais sobre como o ERP pode te ajudar a obter vantagem competitiva e sair na frente da concorrência.


O que é ERP ?

Para os menos íntimos que ainda não conhecem o termo, recomendamos a leitura do artigo “O que é ERP ? Descubra como revolucionar a gestão do seu negócio”.

De forma resumida, podemos definir:

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software utilizado para integrar todos os setores da empresa e permitir um fluxo eficiente de dados.

Essa troca entre os setores permitirá que um mesmo dado seja interpretado de diversas formas e, assim, serão produzidas diferentes informações (uma informação nada mais é do que um dado interpretado e contextualizado).


Exemplo prático de aplicação do software

Ok, falando assim fica complicado enxergar com clareza a importância e utilidade desse sistema.

Então vamos a um exemplo prático que, apesar de ser extremamente básico, é bastante didático: 

Dado: 001 – 000023  – Detergente – 5 – 1,29 – 6,45 

Informação: Cinco unidades de detergente (código 000023) foram vendidas pelo usuário cadastrado com o código 001. O valor unitário é de R$ 1,29. Portanto, deverá entrar no caixa R$ 6,45. 

A informação acima poderia ser bem mais detalhada, tornando-a mais completa.

Poderíamos adicionar quem é o fornecedor responsável, quantos % seriam pagos de imposto, a qual categoria o produto pertence, quem foi o comprador, a data e hora da compra, forma de pagamento, contas contábeis envolvidas e outras dezenas (ou até centenas) de fatores.  

É nesse ponto que entra o ERP. O sistema é capaz de alimentar, ao mesmo tempo, vários setores da sua empresa utilizando um único dado.

Isso agiliza muito a gestão e facilita o processo de planejamento/controle de recursos empresariais. 

No exemplo dado, uma única venda envolveu, no mínimo ,os seguintes módulos do ERP: Compras, Fiscal, Contabilidade, Financeiro, Estoque e Faturamento.

Ou seja, com um único lançamento, os responsáveis de cada área já podem acessar os relatórios e tomar decisões gerenciais.


Qual a relação entre ERP e vantagem competitiva?

Com um planejamento estratégico bem feito, é possível utilizar o software como ferramenta para garantir o crescimento eficiente.

E isso acontece por vários motivos. Podemos citar:

  • Os seus processos administrativos e operacionais se beneficiarão com automações e maior rapidez.

    Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e ser mais eficiente do que o concorrente.
  • Você possuirá informações de todos os pontos principais da operação: indicadores financeiros, disponibilidade de recursos, estágios da produção, melhores clientes, performance da equipe etc.

    Elas são importantíssimas para a tomada de decisões e delas podem surgir estratégias matadoras para aumentar a fatia de mercado.
  • Redução de trabalho manual, aumento da mobilidade, rapidez nas tarefas, controle completo, visão ampla…

    Tudo isso proporciona a economia de dois recursos vitais: tempo e dinheiro. Assim, sobrará mais para investir em crescimento.
  • O software da TOTVS, por exemplo, foi pensado para atender clientes de todos os portes.

    Por isso, está pronto para receber um grande volume de dados e proporciona centenas de rotinas para o processamento deles.

    Isso torna sua
    gestão escalável e evita bagunças típicas de um crescimento acelerado.




Case Annabelle Candy: uso do ERP como vantagem competitiva

Um exemplo que ilustra bem a situação do uso de ERP para ganhar vantagem é o case da empresa americana Annabelle Candy.

Por lá, foi implementado um sistema de gestão para viabilizar a expansão de suas estratégias de marketing para outras localizações e rastrear os dados para acompanhar o progresso.

Nesse caso, o software foi responsável por fornecer a estrutura necessária para armazenar dados, conectar pontos importantes e oferecer relatórios essenciais para avaliar os resultados.

Tudo isso com um único intuito: expansão.

Sem o auxílio de uma ferramenta desse tipo, ficaria extremamente difícil produzir, armazenar, processar e acessar as métricas que indicam a performance da expansão. 

Já com o uso da tecnologia e aproveitamento das funcionalidades do ERP, a empresa pode acompanhar custos com Marketing, vendas e funcionários, além do crescimento do volume de novos negócios, a localização dos novos clientes, os melhores canais de distribuição etc. 

E o melhor: de forma integrada, evitando trabalho manual, retrabalho e aproveitando as automações proporcionadas. Sem citar as possíveis conexões com e-commerce, aplicativos, CRM ou qualquer outro sistema pertinente.


Conclusão

Esperamos que você tenha conseguido ter algum insight durante a leitura desse artigo e possa aplicar na prática o conceito apresentado aqui.

A tecnologia é um recurso incrível e avança de forma rápida todos os dias. O melhor é que podemos usá-la ao nosso favor tanto na vida pessoal quanto no mundo dos negócios.

Se você tem alguma dificuldade ou precisa de auxílio para aplicá-la na sua empresa, conte com a gente.

Oferecer recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia dos empreendedores é o que fazemos de melhor.

Agende uma demonstração dos nossos métodos de consultoria em ERP para receber um diagnóstico da sua operação atual e descubra como melhorá-la usando sistemas de gestão, aplicativos ou outros recursos.

Obrigado por ler até o final e até breve 🙂 

Compartilhe Esse Post

plugins premium WordPress
×