fbpx

Sistema Protheus: Conheça tudo sobre o ERP líder no mercado

O sistema Protheus é hoje o ERP líder no mercado e faz parte do dia a dia de dezenas de milhares de empresas. A solução criada pela TOTVS é extremamente completa e robusta, atendendo as necessidades de diversos segmentos de mercado.

Sendo assim, é importante que você ao menos conheça mais sobre a solução, pois ela provavelmente pode fazer a diferença no seu negócio. 

Nesse artigo vamos apresentar uma descrição completa sobre as funcionalidades, vantagens, objetivos e como funciona o sistema Protheus.

 

Microsiga ? Uma breve introdução antes de falar sobre o Protheus

Talvez você conheça o sistema pelo nome Microsiga Protheus. Na realidade, a Microsiga lançou em 1991 um software chamado Siga Advanced, criado para concorrer com ERPs estrangeiros que tinham custo elevado e não supriam as necessidades específicas do mercado brasileiro.

Após anos de muita evolução e aquisição de concorrentes como Datasul e RM, a Microsiga se transformou em TOTVS.

Além disso, em 1998, o sistema Protheus ganhou esse nome, fazendo referência a uma divindade grega que representa versatilidade, adaptabilidade e flexibilidade.

 

Qual o objetivo do sistema Protheus ?

Se você ainda não sabe quais são os objetivos de um sistema como esse, recomendamos que comece entendendo mais sobre o que é ERP, qual sua função e vantagens em adquirir.

Em resumo, trata-se de um sistema de gestão empresarial que visa centralizar informações, padronizar fluxos de trabalho, automatizar processos e integrar todos os setores, departamentos e pilares da operação.

Para entregar esse resultado, sua interface é dividida por módulos. Cada um deles é responsável por abrigar rotinas pertinentes a uma área do negócio.

O software conta com dezenas de módulos diferentes pensados para diversos tipos de necessidade.

Lembrando que você só precisa contratar aquilo que realmente for usar, não sendo obrigatório (e nem necessário) adquirir todas as funcionalidades existentes.

Os principais módulos do Protheus são: Compras, Financeiro, Faturamento, Contabilidade Gerencial, Fiscal, Estoque/Custos e PCP. 

Portanto, podemos entender que o Protheus tem como objetivo simplificar ao máximo a gestão, garantindo eficiência no controle de recursos, otimizando tarefas, aumentando a produtividade e auxiliando o gestor na tomada de decisões por meio de relatórios personalizados.

Tudo isso com total adequação à legislação brasileira para facilitar sua vida na confecção e entrega de obrigações fiscais.

 

Principais módulos do Protheus e suas funcionalidades

Como dissemos, a segmentação do Protheus em módulos permite uma aquisição sob medida, ou seja, é possível contratar apenas as funcionalidades que sua empresa precisa e desenvolver rotinas personalizadas, se necessário.

Alguns módulos se destacam e são os queridinhos do clientes, pois atendem pontos críticos da gestão de qualquer negócio e trabalham com muita sinergia entre si. Podemos destacar:

 

Compras

Esse módulo apresenta diversas funcionalidades importantes para a gestão. Podemos citar como exemplo: controle de pedidos de compras, análise de cotações, configuração de alçadas, gerenciamento de notas fiscais de entrada etc.

Vamos exemplificar uma situação do dia a dia na qual esse módulo é utilizado: 

Imagine uma empresa que não possui um método de gerenciamento de alçadas. Fica difícil enxergar tudo o que está sendo comprado, por quem, em qual quantidade, com qual fornecedor, a qual valor e com qual condição de pagamento.

Já no sistema Protheus, é possível configurar quem pode realizar compras e qual o valor previamente autorizado. 

Dessa forma, pedidos que ultrapassarem o valor permitido serão enviados ao usuário do supervisor para serem ou não aprovados. 

Assim, é possível ter muito mais organização para se planejar melhor, negociar com fornecedores e não fazer dívidas desnecessárias.

Além disso, a integração permite alinhar o planejamento de compras com o fluxo de caixa, estoque atual e fornecedores disponíveis, permitindo decisões muito mais assertivas.

 

Estoque/Custos

O controle de estoque é um dos pilares essenciais que sustenta toda a existência de uma empresa. Principalmente aquelas que atuam no setor de varejo ou produção, mas também de diversos outros segmentos.

O desafio aqui é garantir a eficiência da operação, tanto atendendo às expectativas dos clientes quanto mantendo a saúde financeira do negócio saudável e sustentável.

Nesse ponto, diversas variáveis devem ser controladas: quantidade mínima, quantidade máxima, sazonalidade, prazo de entrega, espaço físico disponível, data de validade, lotes, cuidados com transporte,  condições de armazenamento (ex: temperatura e luminosidade), volume de vendas, perdas, orçamento e mão de obra disponíveis, trocas/devoluções, margem de lucro e muitas outras. 

Podemos observar que é o controle de estoque é uma área que precisa estar integrada com várias outras, trocando informações com o Financeiro, Produção, Expedição, Contabilidade, Vendas, Compras etc.

Por isso, é fácil perceber a vantagem em adquirir um ERP como o Protheus, capaz de fornecer toda a integração e o controle desejado.

 

Faturamento

A principal funcionalidade do módulo faturamento é a emissão de notas fiscais eletrônicas de forma extremamente facilitada.

As pequenas empresas precisam executar um trabalho manual absurdo para emitir uma simples nota fiscal nos sistemas oferecidos gratuitamente pelo governo. 

A cada nota gerada, é preciso digitar os dados do cliente e as informações do produto e calcular manualmente os valores dos impostos, datas de vencimento (caso seja uma venda parcelada), substituição tributária etc.

Já no Protheus, uma vez cadastrado os dados do cliente, os detalhes do produto e as regras de tributação, o processo para emitir uma NF-e é muito simples: basta emitir um pedido, usando a barra de pesquisa para selecionar os dados do cliente e do produto (já cadastrados), acrescentar informações de expedição e transmitir a nota no SEFAZ. 

E para não perder o costume, é possível integrar o faturamento com todas as áreas que julgar necessário, reaproveitando informações e aumentando a produtividade.

 

Financeiro

O módulo financeiro, apesar de ser bem padronizado, é essencial para todas as empresas.

Ele auxilia nas funções básicas de administração financeira: controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, aplicações e empréstimos, tesouraria e automação bancária.

Imagine que uma empresa emita em um dia 10 notas fiscais para vendas parceladas em 3 vezes (30 boletos em datas distintas).

Sem o sistema, o responsável pelo financeiro precisará entrar no site do banco utilizado pela empresa e digitar todos os boletos, além de realizar a impressão para enviar ao cliente (ou pagar uma taxa para que o banco envie).

Trata-se de um trabalho manual excessivo e sem validações, podendo causar diversos erros.

No sistema Protheus, ao emitir a nota fiscal no módulo faturamento, um título a receber é gerado automaticamente no módulo financeiro e através de CNAB bancário, é possível transmitir o boleto de forma eletrônica para o banco, evitando redigitação e erro nos dados (valor, data etc.).

 

Planejamento e Controle de Produção

Extremamente essencial no setor de indústria manufatureira, o PCP cuida das ordens de produção, das estruturas do produto e da gestão do fluxo de produção.

Sem o auxílio de um ERP, fica complicado planejar a produção, checar o estoque para a fabricação, distribuir a carga para aproveitar a máxima eficiência das máquinas e disparar pedido de compras para fornecedores de matéria prima.

No Protheus, é possível programar a produção de forma manual, utilizando previsão de vendas ou sob medida através dos pedidos de venda. Temos ainda como programar a manutenção de máquinas e equipamentos e gerar relatórios de produção diária e de produção real.

E adivinha ? Isso mesmo, tudo de forma integrada com o estoque e o financeiro.

 

Meu segmento de mercado é atendido ?

As soluções da TOTVS atendem as necessidades de mais de 30.000 empresas em diversos segmentos de mercado (agronegócio, logística, manufatura, varejo, serviços, educacional, hospitalidade, construção, saúde, jurídico e serviços financeiros).

Para tornar a aquisição ainda mais aderente ao seu modelo, o sistema permite que programadores desenvolvam rotinas 100% personalizadas para necessidades específicas.

Além disso, o ERP também permite a integração com aplicativos mobile, outros sistemas e lojas virtuais para garantir mobilidade, adicionar funcionalidades extras e modernizar ao máximo suas ferramentas de gestão.

Toda essa flexibilidade torna a implantação do software extremamente aplicável para dezenas de modelos de negócios.

Para garantir a eficácia do projeto procure por uma consultoria experiente e que possua casos de sucesso no segmento em que você atua.

 

Soluções complementares

Por ser um software flexível e aberto a integrações externas, é possível potencializar ainda mais os seus resultados com o Protheus trazendo mobilidade, inteligência artificial e análises inteligentes para te auxiliar em toda a operação.

A própria TOTVS já desenvolveu diversas soluções complementares ao Protheus e está sempre buscando inovar perante as necessidades do mercado e o surgimento de novas tecnologias.

Hoje, podemos contar com plataformas mobile de produtividade, Inteligência Artificial, Business Intelligence, gestão de pessoas, prestação de contas e coleção de dados integradas ao Protheus.

Dessa forma, é possível combinar a simplicidade e rapidez dos aplicativos de celular com a eficiência e robustez de um sistema de gestão como o Protheus. 

 

Como funciona nossa consultoria na contratação do sistema Protheus ?

Integrar toda uma operação dentro de um sistema exige conhecimento técnico especializado e qualificado, por isso é extremamente recomendável a contratação de uma consultoria. 

O sucesso da implantação desse ERP depende muito da forma como a cultura da empresa (regras, valores e pessoas) foi instalada.

Com a ajuda de uma equipe experiente você diminui muito os riscos, pois conta com a expertise de um parceiro para realizar uma gestão de mudanças eficiente e preparar seu time para receber a nova ferramenta.   

Além disso, se você possui processos ineficientes de gestão a aquisição de um software desse porte não é aproveitada ao máximo, pois você potencializa um processo ruim, tornando-o no máximo bom, mas não ótimo

Por isso, na nossa consultoria o primeiro passo é buscar entender a fundo como os processos operacionais e administrativos estão sendo executados atualmente dentro do seu negócio.

Após isso, identificaremos pontos de melhoria nos quais a tecnologia do sistema Protheus pode entrar em ação para maximizar sua produtividade e melhorar sua gestão.

Depois, colocaremos a mão na massa para passar todo o fluxo de dados para dentro do sistema, desenvolver eventuais customizações e treinar a equipe para utilizar as rotinas.

Na pós-implantação, trabalharemos para fornecer o melhor suporte possível, aperfeiçoar os treinamentos, tirar dúvidas e atualizar o sistema para as novas versões.

Mas o mais importante: acompanharemos constantemente o seu feedback para continuar sempre evoluindo os processos e sugerindo melhorias na parte técnica.

Se você tem uma empresa na região de São Paulo e quer otimizar sua gestão, agende uma conversa sem compromisso!

Quer ganhar uma análise completa dos processos administrativos e operacionais do seu negócio ?

 Nosso time de especialistas está à disposição para entender tudo sobre sua operação e propor melhorias sem compromisso

Gostou do artigo ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no LinkedIn

Deixe seu comentário

×