fbpx

Conheça 17 Apps e Módulos do Protheus, o ERP da TOTVS

Para se tornarem cada vez mais eficientes, competitivas e lucrativas, as empresas têm recorrido às ferramentas que o avanço da tecnologia proporciona.

As operações estão cada vez mais complexas, a legislação exige maior cuidado com as informações e os consumidores estão mais exigentes.

Nesse cenário, é essencial para o crescimento do seu negócio contar com um sistema de gestão para automatizar processos, controlar acessos, organizar dados, produzir documentos e permitir um bom fluxo de informações por todos os departamentos.

A proposta da TOTVS (maior empresa de tecnologia do Brasil) com o ERP Protheus é proporcionar controle de recursos, economia de tempo e dinheiro, agilidade na execução de tarefas e segurança das informações.

Nesse artigo, quero apresentar 17 módulos do Protheus e aplicativos desenvolvidos pela TOTVS para complementar a solução e trazer mobilidade para sua gestão.

 

Visão geral sobre o ERP Protheus

Para quem ainda não conhece, o Protheus é um software de gestão segmentado por módulos.

Ou seja, quando você acessa o sistema, pode escolher qual área do seu negócio (módulo) quer gerenciar neste momento: Financeiro, Faturamento e Vendas, Estoque, Compras, Contabilidade, Fiscal etc.

Esses módulos são integrados, o que significa que trocam dados entre si para produzir informações pertinentes a cada departamento.

Para exemplificar, pense nas atividades e suas respectivas áreas envolvidas em uma venda:

  • O produto irá sair do seu armazém (Estoque)
  • O cliente irá receber uma nota fiscal (Faturamento)
  • Você precisa registrar a quantia que entrará no caixa (Financeiro)
  • Você precisa apurar seus lucros, custos, impostos etc. (Contabilidade)
  • Precisa entregar declarações e obrigações ao governo (Fiscal)
  • Talvez tenha vendido a última peça e precise solicitar reposição ao seu fornecedor (Compras)
  • Pode ser que o seu vendedor vá ganhar comissão sobre essa venda (Folha de Pagamento)
  • Se for uma fábrica, é possível que a venda seja sob demanda. Ou seja, você ainda irá fabricar o produto (Planejamento e Controle de Produção)

A grande vantagem de contar com um ERP robusto como o Protheus é que você consegue fazer tudo isso em uma única ferramenta, muitas vezes preenchendo informações em uma única tela.

Com essa automação na produção de informações, sua empresa se torna mais ágil, com menor ocorrência de erros, tem acesso a relatórios de produtividade e sua equipe pode dedicar mais tempo em atividades estratégicas.

 

Módulos do Protheus

 

Faturamento e Vendas

Nesse módulo é possível gerenciar todo o processo de vendas, desde a análise de crédito do cliente até a emissão da nota fiscal.

Funciona integrado a diversos outros módulos (Estoque, Financeiro e Faturamento, por exemplo) e agiliza todo o processo necessário para a realização de uma venda.

Entre suas funções estão: 

  • Cadastro de cliente
  • Realização de orçamentos
  • Emissão de um pedido de venda (para posterior análise)
  • Faturamento de pedidos (efetivação da venda por meio da emissão de NF-e / DANFE)
  • Visualização de relatórios (filtrados por data, forma de pagamento, vendedor, cliente, produto etc.), histórico de clientes
  • E muitas outras…

Exemplo de integração: ao realizar uma venda, em uma única tela você preenche informações pertinentes a atualização do estoque, condição de pagamento (datas e valores das parcelas), dados do cliente, dados do vendedor, informações de tributação e muito mais.

Após isso, o responsável pelo Faturamento já saberá que existe um pedido aguardando a aprovação para a emissão da nota fiscal. O responsável pelo Financeiro já pode provisionar o fluxo de caixa de acordo com a condição de pagamento. E o responsável pelas Compras pode avaliar a necessidade de reposição daquele produto.

 

Compras

Essa é a parte do sistema que cuida de toda a aquisição de produtos, matéria-prima ou serviços na empresa.

Aqui é feito o relacionamento com o fornecedor, seja na realização de cotações, consulta de solicitações de compra, realização de um pedido de compra ou registro de notas fiscais de entrada.

Também é possível configurar alçadas, ou seja, determinar quem pode realizar compras e qual o valor aprovado. Dessa forma sua equipe ganha autonomia e você mantém o controle.

Exemplo de integração: ao efetuar a venda de um produto ou consumir matéria-prima na produção, o sistema checa a configuração de estoque mínimo. Se for identificado que o item em questão atingiu a quantidade mínima, o sistema dispara automaticamente um pedido de compra ao fornecedor responsável.

 

Estoque e Custos

O módulo Estoque do Protheus permite o controle completo e rigoroso de cada detalhe do seu estoque. Isso inclui o controle de lotes, data de validade, estoque mínimo e máximo, localização no armazém, realização automática de inventário e outros.

Todas as movimentações envolvendo produtos / insumos são rastreadas e atualizam automaticamente o estoque.

Já foram citadas diversas integrações possíveis para o aumento da eficiência e o uso do máximo potencial desse módulo.

 

Financeiro

Esse módulo é o coração de qualquer empresa. Afinal, no fundo o que move a operação é o lucro, certo ?

Nessa área do ERP Protheus você poderá controlar tudo que diz respeito a entradas e saídas financeiras da sua empresa: 

  • Contas a pagar e a receber
  • Títulos em aberto e títulos baixados (pagos)
  • Posição de clientes
  • Comunicação automática com o banco
  • Provisão de fluxo de caixa
  • Classificação por tipo de movimento (salários, aluguel, imposto, despesa bancária, material de escritório etc.)
  • Tesouraria
  •  Extratos e saldos bancários.

São muitas as possibilidades para manter um raio-x completo das finanças do seu negócio.

Exemplo de integração: compartilhamento de informações para os módulos Faturamento, Fiscal e Contábil, gerando apurações automáticas de impostos, lucros e custos.

Além disso, é possível configurar um arquivo para transmissão e recebimento de informações direto do seu banco.

Assim, o sistema sabe “sozinho” o que foi pago, em qual data e por qual cliente, realizando as baixas e os movimentos financeiros praticamente sem necessitar de trabalho humano.

 

Ativo Fixo

Esse módulo Protheus é responsável por toda a gestão dos ativos imobilizados da sua empresa.

Permite o gerenciamento da entrada e saída de itens no patrimônio, além de contabilizar automaticamente depreciações e amortizações de forma integrada ao módulo Contabilidade.

Normalmente é utilizado por fábricas para controlar a vida útil de suas máquinas e controlar o seu patrimônio.

Como citado, permite integração com o Estoque e Contabilidade.

 

Call Center

Área que cuida das ações relacionadas com atendimento, telemarketing, telecobranças e televendas.

Algumas funções são parecidas ou idênticas às de Vendas presentes no módulo Faturamento, com a diferença de possuir funcionalidades mais específicas para os vendedores.

Ideal para empresas que fazem campanhas pelo telefone ou querem segmentar quem vende, quem aprova e quem fatura.

As integrações também são muito parecidas com as que já foram citadas anteriormente.

 

Contabilidade Gerencial

O ERP permite a configuração completa para cumprimento das obrigações contábeis e tomada de decisões gerenciais usando os demonstrativos e indicadores.

Apuração automática de impostos e resultados, realização de balancetes, lançamentos contábeis, encerramento do exercício e consolidações são apenas alguns dos processos facilitados pelo módulo.

A geração do SPED Contábil também é extremamente facilitada, assim como o registro dos livros de contabilidade, liberando a equipe para atividades estratégicas.

Grande parte dos lançamentos podem ser automatizados a partir da configuração nos outros módulos.

 

TOTVS Automação Fiscal – TAF

Trabalhando de forma integrada, principalmente com o módulo de Contabilidade, é possível configurar layouts para obter apoio em todo o processo de tributação, passando pela entrega de obrigações principais e acessórias, incluindo o SPED Fiscal.

 

Gestão de Contratos

Essa seção do ERP tem o objetivo de te auxiliar no controle de prazos de vigência, histórico, aprovação e todos os processos necessários para gerenciar de forma eficiente os seus contratos de compra e venda.

É possível integrar o módulo a aplicativos móveis (para facilitar o processo de aprovação) e às funcionalidades aderentes do Financeiro, Compras, Faturamento, Contábil e Compras.

 

Gestão de Licitações

Essa é uma possibilidade bem específica para empresas que trabalham com licitações públicas. O módulo é totalmente integrado ao ComprasNet e está adequado às exigências das Leis 8.666 e 10.520.

 

Gestão de Projetos

Aqui é possível acompanhar todo o planejamento e execução de projetos (internos ou externos), controlando seus principais pilares: escopo, risco, cronograma, lucratividade, orçado vs realizado, equipe etc.

Além disso, você conta com a integração ao MS Project (software de gestão de projetos da Microsoft), para importar dados de forma rápida.

 

App Meu Protheus

Esse aplicativo permite a configuração de notificações em tempo real para as atividades que mais importam, como por exemplo o fechamento de estoque.

Você recebe alertas (por meio de push) em seu Android ou iOS sempre que uma rotina for executada ou finalizada, por exemplo. Além disso, pode compartilhar informações com outros apps como o WhatsApp.

 

App Meus Ativos Fixos

A ideia desse app é trazer mobilidade para o controle dos seus ativos imobilizados. É possível fazer apontamentos, tirar fotos, marcar localização usando GPS, ler códigos, consultar dados e notas fiscais, solicitar baixar e até transferência de ativos.

Tudo isso diretamente pelo seu celular (Android ou iOS) e de forma integrada ao módulo Ativo Fixo do ERP Protheus.

 

App Minha Prestação de Contas

Solução voltada para o controle de gastos dos seus funcionários, principalmente relacionados a passagens, acomodações, deslocamento e alimentação.

O aplicativo gerencia despesas, reembolsos e adiantamentos, permitindo o registro dos recibos e notas por meio de fotos. Funciona de forma offline, mas sincroniza os dados diretamente com o Protheus quando conectado a internet.

 

App Meu CRM

Esse app permite o controle do ciclo de vendas (principalmente os mais longos). É possível gerenciar visitas, leads, evolução do prospect pela jornada de compra, agendamento de apresentações etc.

 

App Meus Contratos

Como já citado anteriormente na descrição do módulo Gestão de Contratos, esse aplicativo facilita a aprovação e o gerenciamento de contratos de compra e venda.

Os principais são: consulta de prazos, ciclos, abertura e conclusão de contratos, além da aprovação de solicitações direto pelo celular.

 

App Meu Coletor de Dados

Permite a coleta de dados por meio da leitura (com a câmera do celular) ou digitação do código de barras de determinado produto.

É muito útil em processos de inventário, expedição e realização de feiras, funcionando de forma offline e totalmente integrada com o ERP.

 

Sobre a UPduo

A UPduo é uma empresa de consultoria especializada no ERP Protheus.

Nosso foco é ajudar os clientes a extrair o máximo potencial do seu software, aumentando sua produtividade, otimizando processos e melhorando constantemente seu retorno sobre o investimento.

Atuamos na implantação, auditoria, suporte, customização, integração e migração de versão do Protheus.

Se você precisa de ajuda com o seu ERP ou quer conhecer mais sobre o sistema da TOTVS, entre em contato e agende uma conversa para podermos analisar o seu cenário.

Quer ganhar uma análise completa dos processos administrativos e operacionais do seu negócio ?

 Nosso time de especialistas está à disposição para entender tudo sobre sua operação e propor melhorias sem compromisso

Gostou do artigo ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no LinkedIn

Deixe seu comentário

×